Invista no Café da Manhã
- Sabrina Lima
- 12 de jul. de 2018
- 3 min de leitura

Inúmeros estudos indicam claramente que as pessoas que não consomem o café da manhã estão mais propensas à obesidade quando comparadas àquelas que não abrem mão dessa refeição.
O desjejum logo pela manhã, aumenta em 30% o metabolismo. Isso significa que o corpo gastará energia mais rapidamente durante o dia todo, auxiliando no controle e até na perda de peso. Porém, ao deixar para trás essa refeição, deixamos de fornecer energia ao corpo que durante o sono foi sustentado por reservas corporais. Ele entende que se ao acordar não for oferecido nenhum alimento, então deverá manter seu gasto energético baixo. O metabolismo percebe que o indivíduo está passando por uma privação e começa, além de gastar menos energia para as atividades, a poupar o tecido adiposo, a famosa reserva de gordura.
É por isso que o café da manhã é a 3ª refeição mais importante do dia. Com a harmonia entre nutrientes essenciais e energia, ele oferece o que nosso corpo precisa para trabalhar bem, garante o bom humor e a disposição para os exercícios físicos. E ainda, melhora a atenção e a concentração, favorecendo o trabalho e os estudos.
Além disso, os nutrientes que ingerimos na primeira refeição do dia são responsáveis não só por nossa disposição para atividades físicas quanto pela saciedade, que irá controlar a fome voraz no almoço e até no jantar. Além disso, esses nutrientes provavelmente não serão repostos no decorrer do dia.
Porém, exageros a parte também não são aconselháveis. O ideal é que o café da manhã fique com 20% da cota diária de calorias. E que estejam presentes alimentos fontes de carboidratos integrais, leite e derivados magros e frutas. Em uma dieta de 2000 calorias, por exemplo, esse percentual representa 400 calorias. O equivalente a: duas fatias de pão de forma integral com uma colher de sobremesa de geleia de frutas e uma fatia média de queijo minas, uma xícara de café com leite semi-desnatado adoçado com duas colheres de chá de açúcar e para fechar com chave de ouro, uma castanha do Pará.
Quem não consegue tomar café da manhã, precisa primeiro desvendar os motivos e ter força de vontade para mudá-los um a um. A mudança de alguns costumes é o ponto de partida para quem deseja ganhar saúde, bem-estar e alguns anos de vida a mais por meio da alimentação.
Dicas para banir a preguiça de tomar o café da manhã:
· Use alimentos práticos e saudáveis como iogurte com granola.
· Deixe a mesa pronta na noite anterior com os itens que não precisam de refrigeração.
· Coma menos no jantar para acordar com apetite.
· Aposte em leite e derivados magros, são fontes de boas proteínas que auxiliam no gasto energético e ainda na saciedade, além de serem ricos em cálcio que está intimamente ligado ao funcionamento da insulina.
· Os pães, biscoitos e cereais, todos integrais fornecem energia de forma constante, ou seja, não produzem picos de glicose no sangue, além de darem um auxílio para o intestino que não anda funcionando bem.
· Acordar 15 minutos mais cedo para evitar a desculpa de “falta de tempo para o café da manhã”.
· Se já acorda muito cedo e sai correndo, compre uma lancheira térmica e faça dela sua melhor amiga!
· Para quem não consome nada, o ideal é começar com metade de uma fruta ou outro alimento isolado como: torrada, leite, bebida a base de soja, suco ou um copo de vitamina. A ideia é não sair de jejum, mesmo que ainda não consiga comer o suficiente.
· Faça, se possível, essa refeição acompanhado(a). Além de mais prazeroso, o compromisso com alguém pode ajudar a criar o hábito.
· Lembre-se que as crianças aprendem por imitação, vale à pena sentar à mesa e incentivar o consumo. Mesmo que seja um copo de leite batido com banana e aveia. Já é um começo!
#cafédamanhã #disposição #aumentaometabolismo #saúde #vitalidade #nutriçãobh #alimentaçaosaudavel #emagrecimentosaudavel #saciedade #praticidade #espacoequilibre #conhecimentoliberta
Comments